Descubra como fazer o transporte de cargas congeladas

Descubra como fazer o transporte de cargas congeladas

Via Blog da Iveco | www.blogiveco.com.br

Uma opção para quem está adquirindo um caminhão ou um utilitário é realizar o transporte de cargas refrigeradas. O motorista que carrega esse tipo de carga deve ter o compromisso extra de conhecer bem o equipamento para preservar a temperatura máxima de cada alimento durante as viagens.

Embora não haja legislação federal para regulamentar o transporte de congelados, existem dois sistemas de refrigeração de caminhões. O primeiro utiliza placas eutéticas para o resfriamento, funcionando de forma semelhante aos congeladores domésticos e sendo ligado à eletricidade. Durante um período de quatro a oito horas, é ligado à tomada até atingir -40ºC (e ficará resfriado por até 24h).

O outro sistema é chamado ar forçado, resfriando os alimentos por meio da compressão de um gás. Pode ser tanto ligado na tomada quanto acoplado ao motor do caminhão, mantendo a temperatura durante todo o trajeto. Com esse sistema também é possível regular a temperatura do baú a partir da cabine.

Para o transporte das cargas, o motorista precisa ficar atento à limpeza da câmara fria, cuidar para que os volumes fiquem bem distribuídos e sem perigo de caírem ou escorregarem, danificando as embalagens e o conteúdo. Cargas secas, refrigeradas e congeladas podem ser transportadas em um mesmo caminhão e dentro dele cada alimento vai embalado de acordo com o fabricante.

Em casos de eventuais interrupções na viagem ou mesmo uma pane no equipamento de refrigeração é importante também que o motorista esteja apto a saber se o eventual defeito foi ocasionado por um fusível queimado ou alguma coisa mais grave que necessite chamar a assistência técnica. Em alguns casos, o motorista deve procurar de imediato um posto de abastecimento onde possa conectar o equipamento nas tomadas especiais de energia elétrica, garantindo dessa forma a conservação adequada da carga.

Via Blog da Iveco | www.blogiveco.com.br
Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *