Descubra o tempo máximo de congelamento dos alimentos

Descubra o tempo máximo de congelamento dos alimentos

O congelamento de alimentos é um processo simples e que torna a vida muito mais fácil. Com o dia a dia corrido de atualmente, tudo que puder facilitar a vida é sempre bem-vindo. Mas o congelamento, além de requerer técnicas e organização, para que nenhum alimento seja perdido ou estragado, também tem prazo de validade variável, de acordo com o tipo de ingrediente utilizado e o método de preparo. Para desvendar os mistérios do congelamento, conversamos com dois profissionais experientes no assunto: o chef Arturo Frank, do Fulana, e Dalva Franco Zanforlin, do Centro Técnico de Culinária Trem da Alegria.

”Os alimentos devem estar sempre limpos e ser de boa qualidade. Eles devem ser dispostos em embalagens apropriadas, como potes plásticos ou de vidro ou sacos plásticos próprios, preferencialmente retirando o ar do invólucro”, ensinou Arturo, que recomenda que os alimentos sejam congelados por, no máximo, três meses.

Dalva dá aulas sobre o assunto e contou que alimentos com muito amido não devem ser congelados, por soltarem muita água. “Na hora de descongelar, o ideal é que o processo seja feito na geladeira sempre, porque fungos e bactérias se proliferam muito rapidamente se o processo de degelo não acontecer sob refrigeração. Além disso, uma vez descongelado o alimento não pode voltar ao freezer”, ensinou.

Bacon e presunto
Podem ser congelados por até três meses, enquanto as salsichas podem ficar no freezer por dois meses sem estragar ou perder suas características.

Carnes prontas
Têm validade variável entre oito e 12 meses, segundo Arturo Frank. Se o preparado for à milanesa, que é empanado e frito, então o tempo de freezer reduz para três meses.

Aves
Há diferença no tempo de congelamento de aves inteiras e aves cortadas em pedaços. No primeiro caso, elas podem ficar até oito meses no congelador. No segundo, até um ano.

Camarão e lagosta
Arturo Frank contou que o camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer.

Mariscos, polvo e lula
Se resolver congelar mariscos, saiba que eles podem ficar entre três e quatro meses dentro do freezer. Já polvos e lulas podem ficar um pouco menos no refrigerador, de dois a três meses.

Vegetais
As variedade de abóbora, assim como a abobrinha, podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses

Alho
De sabor forte, o alho deve ser levado ao freezer descascado e tem durabilidade de seis meses, segundo o chef Arturo Frank, do restaurante Fulana.

Cebola
Outro tempero forte, a cebola também pode ser congelada por um semestre inteiro. Retire-a do freezer na véspera do uso e deixe descongelar na geladeira.

Legumes
Os legumes possuem diferentes tempos de congelamento, segundo Arturo Frank. Aspargos, palmitos e alcachofras podem ficar congelados por oito meses; berinjela, cenoura e brócolis, por dez meses. “As hortaliças devem passar por um processo de branqueamento antes de serem congeladas. Este processo consiste em lavá-las, retirando as partes estragadas e depois dar um choque térmico, passando-as na água quente rapidamente e pela água fria”,

Purê de batata
Dalva contou que a batata não deve ser congelada crua porque possui muito amido, mas caso esteja incorporada a 60% de outro ingrediente, pode ser levada ao freezer sem problemas. Por isso, o purê de batata pronto pode ficar no freezer por até três meses.

Batata Frita
Arturo Frank ensinou que as batatas podem ser congeladas fritas ou semi-fritas por um tempo que varia de três a seis meses.

Lasanha
De maneira genérica, sem levar em consideração os recheios e molhos, as lasanhas podem ser congeladas por até três meses, segundo ensinou o chef do restaurante Fulana.

Molhos
“Cremes prontos, maionese e creme de leite não devem ser congelados, mas molhos simples, como os de tomate, branco, entre outros podem ficar de três a quatro meses no freezer”, ensinou Arturo Frank.

Manteiga
A manteiga sem sal tem durabilidade de até um ano no congelador, enquanto o ingrediente salgado deve ficar apenas seis meses no freezer.

Queijos
Os queijos podem ser congelados por períodos que variam de quatro a seis meses. Aqueles que são cremosos, como o brie, devem ser congelados por apenas dois meses.

Não congelar
Dentre os alimentos salgados e legumes, Arturo Frank contou que alguns não devem ser congelados, como o salsão, o pepino, ovo com casca, tomate, entre outros, por serem muito ricos em água e poderem deteriorar com o processo de congelamento.

Bolo pronto
Se sobrar bolo da festa de aniversário, não tem problemas! Embale e guarde no freezer por três meses. “O bolo pode ser congelado se tiver chantilly e se tiver frutas cozidas”, disse Dalva.

Pães e pães doces
Segundo Dalva, os pães podem ser congelados, mesmo que sejam recheados, por um período de 45 dias. “O sabor se acentua quando descongelado e ele fica melhor do que quando consumimos no mesmo dia do preparo. O congelamento acentua o sabor e mantém a umidade, deixando a massa fofa na medida certa”, descreveu.

Frutas frescas
Nenhuma fruta deve ser congelada crua. Além de mudar de cor, quando descongela elas apresentam uma outra textura, mais amolecida, porque o gelo dá uma cozida nelas”, ensinou Dalva Franco Zanforlin, que recomenda o consumo de alimentos congelados, depois do degelo, em até cinco dias.

Fonte: www.adeiltonmeira.com.br
Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *