Otimizando sua carga em metrópoles

Otimizando sua carga em metrópoles

Via Cargo BR | www.cargobr.com

Os problemas da mobilidade e do trânsito nas grandes cidades brasileiras não são uma questão nova e nem mesmo isolada. Em todo o mundo, grandes aglomerados urbanos sofrem com o equacionamento de seus sistemas de transporte, tanto para passageiros quanto para cargas. Soluções “milagrosas” parecem ser sugeridas de tempos em tempos, como por exemplo entregas feitas em bicicletas. Certamente politicamente correta e aparentemente eficaz, a entrega por ciclistas poluiria menos e, teoricamente, facilitaria o tráfego na cidade, mas alguns problemas ainda exigem respostas: quantos ciclistas teriam de circular para compensar fretes em caminhões e outros modais? Há ciclovias suficientes para entregas em qualquer lugar da cidade? Como elevar a capacidade de carga nas bicicletas?

Por essas e outras razões, a carga fracionada em caminhões pequenos e comerciais leves parece ser o ponto máximo de adaptação que grandes metrópoles podem usufruir. Dito isso, podemos colocar um único fator como sendo o responsável por qualquer melhoria ou otimização da distribuição nas grandes cidades, ao menos ao longo das próximas décadas: a organização.

Geolocalização e planejamento de rotas

Planejar trajetos e cobrir um número maior de clientes e pontos de entrega com o menor gasto de combustível e menores distâncias percorridas é um dos grandes desafios na logística, não somente para empresas de transporte, mas também para os proprietários da carga. Nada impede que embarcadores disponham várias entregas de produtos em uma mesma viagem contratada, mas para que isso seja mais eficaz, é preciso ter uma ideia clara da rota e das distâncias percorridas, assim como do tempo a ser despendido fazendo o trabalho.

A geolocalização hoje permite que você acompanhe a carga e a realização das entregas em tempo real, corrigindo roteiros, acionando motoristas no caso de acidentes ou vias congestionadas e, no caso de embarcadores, entrando em contato com transportadoras para sugerir alternativas ou resolver veículos parados.

Quantos às rotas, é preciso planejar a própria expedição de suas mercadorias, antes mesmo da retirada por parte de transportadoras. Se você calculou mal a proximidade das entregas a serem realizadas em determinado dia, não adianta culpar seu fornecedor – transportadoras apenas realizam o transporte segundo contratos firmados com você e, acredite, tentam otimizar do melhor modo possível suas rotinas, já que preferem, obviamente, gastar menos para lucrar mais.

Integrações e controle da carga

Faça com que todas as informações de entrada e saída de produtos, entregas realizadas e pendentes, volume de cargas, rotas percorridas e tudo mais faça parte de um sistema de dados que possa ser integrado à plataforma utilizada por sua empresa. Controle tudo o que puder, com o maior detalhamento possível. Estratégia, contabilidade e inovação são as armas que permitirão que seus gastos com fretes sejam com o tempo reduzidos.

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *