Setor de leite deve viver maior inovação industrial em 2015, prevê Rabobank

Setor de leite deve viver maior inovação industrial em 2015, prevê Rabobank

Por MARQUESI – NEWSLETTER

O cenário macroeconômico para o Brasil em 2015 é desafiador, declarou o Rabobank Brasil nesta quinta-feira ao divulgar seu estudo “Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2015”. O documento apresenta as previsões para o ano das principais commodities produzidas no país, entre elas o leite, as carnes e grãos.

“Juros elevados e a inflação persistente, juntamente com a necessidade de ajustes nas contas públicas, devem refletir no crescimento econômico”, avalia o banco. “A desconfiança gerada pela perspectiva ainda negativa no mercado interno, aliada às expectativas de elevação dos juros nos EUA, indica que a tendência de enfraquecimento do real contra o dólar deve continuar.”

No mercado interno de leite, o ano deve ser marcado por uma oferta estável, consequência do aumento de investimentos no rebanho e em equipamentos. “O crescimento da produção doméstica e a desaceleração da demanda interna podem pressionar os preços na primeira metade do ano, tendo como consequência uma remuneração mais baixa para o produtor”, complementa o Rabobank.

Além disso, a reorganização de grandes empresas no setor – como os investimentos da Lactalis no Brasil, a saída da BRF, as vendas dos ativos da LBR – é elencada pelo banco para justificar a expectativa de uma “maior dinâmica e inovação industrial em 2015″.

Já no âmbito das exportações, o banco prevê uma perda de competitividade por conta do acirramento da concorrência em mercados tradicionais, como a Venezuela e o Oriente Médio.

“Por outro lado, o embargo russo às importações europeias, norte-americanas e australianas pode trazer oportunidades para os exportadores brasileiros, em especial para o setor de queijo, manteiga e leite em pó”, aponta o relatório. “Sem o fator Rússia, a balança comercial brasileira apresentaria aumento do déficit em 2015. Entretanto, se as compras russas aumentarem nos patamares projetados, o Brasil poderá reduzir o déficit em 2015.”

(Crédito da imagem: Nestlé/Flickr)

Fonte: Cadeia Logística do Frio 

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *