Aplicativo une serviços de transporte e logística na mesma plataforma

Aplicativo une serviços de transporte e logística na mesma plataforma

O que faz um empresário, que tem 35 anos de experiência e ocupa o cargo mais alto da empresa familiar com mais de 30 filiais e mil colaboradores, resolver vender sua parte e recomeçar do zero? No caso do profissional Carlos Mira, a vontade de empreender: “Em 2011, fiz uma visita ao Vale do Silício. Em meio à ‘vibe’ de soluções mobile e smartphones, percebi que faltava algo assim no Brasil e resolvi empreender. Sou típico biruta mesmo, empreendo fazendo”.

A partir daí, o executivo do ramo de transportes e logística passou a se preocupar em desenvolver uma solução que conectasse duas pontas de seu negócio a partir da tecnologia: o caminhoneiro e a carga. Assim, nasceu o TruckPad, aplicativo com características de ‘marketplace’, conectando caminhoneiros à procura de frete e contratantes que precisam transportar qualquer tipo de carga.

Atualmente, a empresa está funcionando na sede do Maplink e do Apontador, parceiros operacionais. O TruckPad conta com o apoio da Abril Plug and Play, aceleradora do Grupo Abril, além da Plug and Play Tech Center, uma das grandes investidoras do setor de transportes e logística dos Estados Unidos. Em 2014, o app ganhou o prêmio de startup mais inovadora do mundo, durante a edição do Winter Expo.

O app é gratuito e está disponível para o sistema Android, com versão para aparelhos iOS e Windows Phone em desenvolvimento. Hoje, a empresa possui 50 mil caminhoneiros, com perspectivas de crescer ainda mais rapidamente nesse ano, como explica Carlos Mira: “Estamos crescendo em número exponencial. Projetamos chegar a 60 em maio e a ideia é chegar a 100 mil caminhoneiros no final do ano, usando a plataforma”.

Expertise

A primeira versão do app foi registrada em 2011, mas a divulgação começou em setembro de 2013, com as devidas atualizações do sistema. Com o TruckPad, ambos os interessados – o transportador e o contratante – conseguem otimizar tempo e dinheiro, sem ter que procurar por dias um novo serviço. Carlos explica a dinâmica do sistema TruckPad: “O contratante não precisa ser do ramo para conseguir um caminhão que está muito próximo de sua carga. Já o caminhoneiro não precisa esperar por até 15 dias para conseguir uma nova carga em postos de gasolina e pontos de contrato. Tudo é feito diretamente pelo TruckPad”.

Após baixar o aplicativo, o caminhoneiro cadastra o CPF e a carta de habilitação, faz uma descrição geral de seu caminhão e informa as regiões do País por onde gosta de viajar. Já as empresas interessadas em contratar o transporte realizam seu cadastro no site do TruckPad, informando CNPJ, email corporativo, telefone e endereço. Com os dados em mãos, a empresa checa as informações e aprova o cadastro na mesma hora se os dados estiverem corretos.

Com o cadastro feito, o contratante precisa apenas informar o tipo de caminhão que procura, o trajeto a ser percorrido, o peso da carga e a data de coleta, além de fazer uma oferta inicial pelo serviço. Aproveitando as ferramentas de geolocalização dos smartphones, o sistema faz um filtro com base nas informações cadastrais dos caminhoneiros e envia a proposta para os 30 que estiverem mais próximos do local.

Por sua vez, os caminhoneiros interessados respondem ao pedido, enviando uma contraproposta a partir de estimativas sobre os gastos com o transporte calculados pelo próprio app, como a quantidade média de combustível e o número e valores dos pedágios no trajeto selecionado. Se a proposta for aceita, os detalhes da negociação podem ser fechados a partir de um chat ou por telefone. O TruckPad não interfere no pagamento acertado diretamente entre contratante e caminhoneiro, mas as informações são registradas no sistema por questão de segurança.

Além das informações pertinentes ao contrato do frete, o caminhoneiro também pode acompanhar notícias do trânsito e trocar mensagens com outros caminhoneiros cadastrados no sistema e que estejam rodando pela região. Quando a entrega é efetuada, o caminhoneiro fotografa o protocolo de recebimento e envia pelo app para o contratante, que também pode acompanhar o deslocamento da carga por um mapa, diretamente pelo site.

Carlos considera o caminhoneiro como parte mais importante do negócio. Com conhecimento detalhado da rotina de trabalho no setor, o executivo elaborou um plano de atuação em todos os passos do processo de contratação de frete. Por isso, a ideia do TruckPad sempre manteve o foco de desenvolvimento no dia a dia do profissional: “No Brasil, existem 3 milhões de caminhoneiros, sendo 1 milhão deles trabalhando como autônomos, donos do próprio caminhão. Esse é o público-alvo doTruckPad, nosso conceito é criar valor para os taxistas da carga, otimizando o serviço para o próximo frete.”

O sucesso do aplicativo tem muito a ver com a disseminação do smartphone entre os caminhoneiros, aposta de Carlos quando desenvolvia a ideia há alguns anos. O executivo acredita que a maior adesão dos profissionais das estradas depende de uma mudança de comportamento sociológico, mas classifica o caminhoneiro como um verdadeiro empreendedor: “O caminhoneiro é um sujeito muito simples, mas é um empreendedor das estradas. Ele possui um patrimônio de 200, 300 mil reais, administra sua ferramenta de trabalho e fatura 50 mil por mês. Criamos o aplicativo para ajudar os dois lados do negócio, sem caminhoneiro, o Brasil pára”.

Fonte: MobiFeed

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *