Cursos na área de transportes empregaram 80% dos alunos.

Cursos na área de transportes empregaram 80% dos alunos.

Cursos contribuíram com upgrade no salário de 35% dos profissionais.

Oito em cada dez trabalhadores que se propuseram a fazer cursos profissionalizantes na área dos transportes conseguiram emprego ou melhor colocação no mercado. Levantamento feito com alunos do programa SEST SENAT revela que 82% consideram que a qualificação representa uma vantagem na concorrência por uma vaga.

Ainda conforme a pesquisa, 62% confirmam que a busca por cursos no setor abrem perspectivas para outras formações profissionais e 35% conseguiram melhorar seus salários. Oito em cada dez estudantes afirmam que o desempenho profissional melhorou depois da capacitação. Um deles é o motorista Francisco Carvalho Braga, que especializou-se em Fortaleza (CE) na condução de transportes de passageiros. “O curso mudou meu modo de agir no trânsito, tornando-me mais paciente e atencioso”, explicou.

Experiências são relatadas em várias partes do país. Em Concórdia (SC), a empresa de Laticínio Boa Vista capacitou seus 90 motoristas em direção defensiva. “Os profissionais precisam conhecer bem o veículo e o tipo de carga, saber usar a frenagem, ficar atento aos demais veículos, cuidar da velocidade, do tipo de rodovia, se chove ou se faz sol, noite e dia. Itens que influenciam muito”, diz o gerente de transportes da empresa, Rayllan Correa Milssei, que aprovou o treinamento dado pela instituição.

No SEST SENAT, por exemplo, são oferecidos cursos em todos os modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. “Isso indica a relevância e a qualidade do trabalho do SEST SENAT para a formação profissional no setor de transporte e reforça o compromisso da instituição. Por isso, o SEST SENAT está permanentemente atento às exigências do mercado de trabalho, para manter um rol de opções que ofereçam capacitações atualizadas e com excelência”, afirma a diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart.

A instituição oferece cursos regulamentados (que obedecem às regulamentações dos órgãos de trânsito), livres (que aprimoram os conhecimentos dos profissionais em diferentes segmentos) e pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 149 Unidades Operacionais.

Avaliação de trabalhadores que fizeram cursos na área de transportes. Fonte: SEST SENAT

Cursos gratuitos a distância
A crise virou um verdadeiro pesadelo para muitas famílias que enfrentam diariamente o medo do desemprego, que já atinge milhões de brasileiros. Mas especializar-se e buscar novos desafios – por que não? – são uma saída para quem está à procura de uma nova chance ou quer dar um upgrade no salário. Especificamente na área do transporte, há uma série de cursos que podem ser feitos em casa, pela internet. E o melhor de tudo: sem precisar pagar por isso.

Depois que o governo interino anunciou os planos de acelerar as concessões do transporte, principalmente no modal rodoviário, há boas expectativas de crescimento na oferta de trabalho para o setor. Vale mencionar que a construção civil só não teve um cenário pior nas baixas de carteiras de trabalho graças às obras de infraestrutura, como mostramos recentemente aqui no Radar Nacional.

Portanto, se você é um dos muitos brasileiros que buscam uma nova oportunidade de trabalho, ou, infelizmente, foi assombrado pelo fantasma do desemprego, aqui vão algumas dicas de especialização que vão turbinar seu currículo e torná-lo um profissional de destaque no mercado.

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) possuem uma rede de ensino a distância criada especialmente para trabalhadores que dispõem de pouco tempo para estudos presenciais. São oferecidos cursos de curta duração, com carga horária total de 30 horas/aula, e que garantem certificados ao aluno depois de concluídos.

Entre os cursos livres, há três na área de logística, com ênfase, respectivamente, na introdução (Conceitos e Aplicações), que envolve desde a logística empresarial, às atividades de uma cadeia logística e os conceitos de logística integrada e cadeias de suprimento; Custos e Nível de Serviço – envolve os conceitos essenciais de custo de produção e logísticos, estratégias para a formação de preços, nível de serviço logístico e construção de indicadores, além de abordar sistemas de avaliação de desempenho por indicadores; e por último, Gestão de Estoques e Armazenagem, que aborda os principais conceitos e práticas da gestão de estoques de mercadorias, além do planejamento, organização e controle da operação de terminais e de armazéns de cargas.

A especialização em Gestão do Transporte e da Frota é mais uma opção para o trabalhador que gosta ou tem interesse em aprender sobre a administração da frota e do tráfego de empresas de transporte de cargas e os valores para o dimensionamento dos veículos. Fora do conteúdo estritamente técnico há outras temáticas que também são úteis para outras áreas como Noções do Meio Ambiente, Gestão do Tempo e sobre saúde.

Quer participar de um dos cursos?  Basta clicar no LINK, escolher uma das opções e fazer o cadastro para solicitar a inscrição.   Depois é só aguardar a confirmação por e-mail e bom curso! 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Modernawww.vidamoderna.com.br

Portal VOIT – www.voit.com.br

 

Publicado por: www.noticias.r7.com

Postado por: www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *