Despoluir Programa Ambiental do Transporte

Despoluir Programa Ambiental do Transporte

Via CNT Despoluir

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e oSest Senat​ criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa.

Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conselho Ambiental do Transporte

O Conselho Ambiental do Transporte, criado em dezembro de 2010, é formado por 13 representantes de entidades de todos os modais (rodoviário, aquaviário, ferroviário e aéreo) e tem por objetivo acompanhar as questões que envolvem o meio ambiente e as atividades de transporte no país e, com isso, atuar na construção de políticas de gestão ambiental.

O surgimento do conselho está diretamente relacionado às necessidades da CNT em expandir suas ações, visando à conservação do meio ambiente.

A proposta é atuar como um órgão auxiliar de assessoramento à formulação das políticas e normas ambientais com reflexos sobre o setor, especialmente em órgãos colegiados do poder público, em instituições técnicas, e agências reguladoras. Além disso, fomentar a gestão ambiental e o intercâmbio de informações ambientais positivas no âmbito das empresas e transportadores.​​

 

Condução econômica

  • Mantenha os pneus sempre com a pressão correta, de acordo com o manual do fabricante, pois pneus descalibrados fazem com que o veículo consuma mais combustível.
  • Procure não andar com os vidros abertos, esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade e melhorando o consumo.
  • Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia e desligando-o minutos antes de chegar ao seu destino.
  • Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.
  • Procure aproveitar ao máximo a velocidade do veículo, reduzindo as marchas em breves paradas como em semáforos e faixas de segurança. Quando menos o freio for usado, menor será o consumo de combustível.
  • Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento a partir do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.
  • Procure desligar o veículo em paradas com tempo superior a 5 minutos.
  • Todo motor possui uma faixa de rotação ideal, onde nessa faixa o motor possui maior eficiência térmica e volumétrica. Rotações abaixo ou acima da ideal fazem com que o motor consuma mais que o necessário para a realização do mesmo trabalho.
  • Não conduza o veículo desengrenado. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, onde o consumo é reduzido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo ande “na banguela” haverá maior consumo para manter o motor em marcha lenta.
  • Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.​

Postado por:

Soluções Transportes / http://www.solucoestransportes.com.br/

Para acompanhar os resultados e obter mais noticias:http://zip.net/bss8Wm

 

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *