Governo lança medidas para facilitar escoamento da produção agrícola

Governo lança medidas para facilitar escoamento da produção agrícola

Para facilitar o escoamento da produção agrícola, foi lançada uma série de medidas, entre elas o incentivo do uso de portos nas regiões Norte e Nordeste.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, garantiu que não haverá problemas em transporte de produtos da fazenda ao porto.

A ideia é facilitar o transporte de grãos para os portos de Belém, no Pará, e de Itaqui, no Maranhão, devido à proximidade com a região centro-oeste, que concentra 42% da produção agrícola.

O Ministério dos Transportes quer melhorar a infraestrutura de corredores multimodais, para diminuir os custos para o produtor, na região conhecida como Arco Norte, que vai do Mato Grosso ao Maranhão, passando por Rondônia, Amazonas, Tocantins e Pará.

Serão feitas mais ações de manutenção e colocação de cascalho e ajuda de tratores ao longo de 136 quilômetros ainda não pavimentados na BR 163, principal via de escoamento de grãos na região norte, um trecho de quase mil quilômetros que liga a cidade matogrossense, Sorriso, à cidade paraense de Miritituba.

A nova medida anunciada pelo governo ainda inclui o financiamento de 426 embarcações para o transporte de grãos com uso do Fundo de Marinha Mercante, nos rios Madeira e Tapajós.

Para o maior porto do país, o de Santos, será feito um aprimoramento do sistema de agendamento da chegada de caminhões, além da entrega de novo pátio de estacionamento até o início da colheita.

A fiscalização dos caminhões, será rigorosa e vai contar com a instalação de quatro pontos fixos e um móvel de checagem.

Com todas essas ações para facilitar o escoamento da produção agrícola, o Ministério da Agricultura estima um crescimento de 6,2%, que corresponde a mais de 64 milhões de tonelada nas remessas internacionais de grãos em 2015, se comparada com a safra passada.

Fonte: Rádioagência Nacional

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *