Motoristas profissionais terão que fazer exames toxicológicos periódicos

Motoristas profissionais terão que fazer exames toxicológicos periódicos

Entra em vigor no próximo mês a lei que determina que motoristas profissionais se submetam periodicamente a exames toxicológicos. O presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traade, diz que a preocupação é o fato do Denatran ter suspendido o credenciamento de laboratórios para fazer a coleta de material para o exame toxicológico.

A nova lei 13.103 trata de várias questões relacionadas ao trabalho dos caminhoneiros e aborda a necessidade desses exames, por meio de pelos, unhas, para avaliar o uso frequente de drogas por condutores.

Sendo constatado o uso de substâncias ilícitas no exame médico obrigatório, o resultado da avaliação toxicológica para essas categorias fica reservado entre o médico e o seu paciente. Não é divulgado se o motorista foi considerando inapto por ser usuário de drogas, ou por ter tido uma pressão alta ou uma avaliação restritiva do médico. No entanto, a carteira de habilitação não será emitida até que ele cumpra as exigências médicas.

Médicos e clínicas credenciadas deverão se preparar e se organizar para promover a coleta. Enquanto a resolução não chega e os laboratórios não estão credenciados, os motoristas não serão penalizados por falta do exame toxicológico. “Mas já que existe uma lei que foi aprovada e sancionada, devem ser feitos esforços para o seu cumprimento para todos os motoristas das categorias C, D e E, tanto os novos que estão retirante suas habilitações, como os que estão renovando”, avalia.

Fonte: Rádio Brasil

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *