Natal começa a vacinar motoristas de transporte público contra Covid na sexta-feira (11)

Natal começa a vacinar motoristas de transporte público contra Covid na sexta-feira (11)

Serão vacinados os motoristas de transporte com capacidade de mais de 30 passageiros. Trabalhadores industriais de serviços essenciais e motoristas de alternativos também entram na campanha.

Natal vai começar a vacinar contra a Covid os motoristas de transportes com capacidade de mais de 30 passageiros na próxima sexta-feira (11) e no sábado (12). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a pasta, nestas mesmas datas, serão vacinados também os trabalhadores dos serviços industriais de utilidade pública.

Para esses dois públicos, o local de vacinação será exclusivamente o Sesi.

Na segunda-feira (14), começarão a ser vacinados os motoristas dos transportes alternativos. A Secretaria de Saúde informou que vai fazer contato com as empresas de transportes para organizar a vacinação desses grupos.

Nesta quarta, motoristas rodoviários protestaram em frente à prefeitura de Natal cobrando a vacinação desse grupo em todo o estado.

Vacina para 59 anos

Natal também comunicou que vai começar a vacinar nesta quinta-feira (10) pessoas com 59 anos e sem comorbidades. O avanço na faixa etária ficou definido na reunião extraordinária com a presença dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselhos Municipais de Saúde.

“A ideia é que a partir de amanhã (quinta) nós comecemos a vacinar o público com 59 anos de idade. São grupos que estão muitos mais suscetíveis à doença hoje, que são os adultos jovens”, afirmou o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

Na reunião ficou decidido que, a cada remessa de vacinas que chegar aos municípios, 50% serão destinados aos públicos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização, e os outros 50% serão destinados para baixar a faixa etária, independente de qualquer condição de saúde pré-existente.
“A reunião foi exitosa. Levamos os dados do último boletim epidemiológico da capital que revela que o maior percentual das pessoas contaminadas com a Covid-19 em Natal possui faixa etária entre 20 e 59 anos”, disse o secretário.

“Isso quer dizer também que a vacina já está mostrando resultados no público de idosos já vacinados. Precisamos avançar cada vez mais no processo de imunização”.

Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto, comprovante de residência e cartão de vacinação. A vacinação acontece nos seis drives e nas 35 salas de vacinas de Natal.
O Secretário lembra ainda que todos os grupos anteriormente contemplados, e que por algum motivo não foram se vacinar, que busquem tomar o imunizante em qualquer ponto de vacinação, o mesmo alerta vale para as pessoas que ainda não buscaram a segunda dose.

Atrás das outras capitais

Levantamento do G1, publicado na última segunda-feira (9), apontou que Natal foi a única capital do Nordeste que ainda não começou a imunização de pessoas com menos de 60 anos, sem comorbidades.

Na terça-feira (8), o secretário disse que o município tinha quase 50 mil doses em estoque e pontos de vacinação ociosos, mas que era limitado por uma decisão judicial que só permitia o avanço da vacinação dentro das prioridades do plano nacional de imunização.

No entanto, o Ministério da Saúde já havia autorizado estados e municípios a abrirem vacinação para o público geral, sendo necessária deliberação nas câmaras intergestores bipartite – que reúnem estado e municípios.

Antes mesmo da autorização da Câmara Intergestores Bipartite, Mossoró havia começado a imunização de pessoas a partir dos 55 anos no último domingo (6).

Caicó também iniciou a vacinação de pessoas com menos de 60 anos nesta quarta (9), antes da reunião, e São Gonçalo do Amarante tinha anunciado início da imunização do público a partir dos 57 anos.

Via: G1 – RN

Publicado por Soluções Transportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *