PACKAGING: INOVAÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

PACKAGING: INOVAÇÃO CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Embalagens que permitem alargar a data de caducidade dos alimentos colocados no seu interior, embalagens adequadas aos requerimentos dos produtos e consumidores, embalagens que permitem reduzir as perdas por defeitos gerados pelo armazenamento, transporte e distribuição, e embalagens inteligentes que ajudam a uma melhor conservação e reduzem o desperdício alimentar. Das diversas soluções que se podem adotar para reduzir o desperdício de alimentos através da inovação no embalamento, estas foram as que estiveram em destaque nas jornadas sobre “Inovação ao serviço da luta contra o desperdício de alimentos.

Novos sistemas de packaging e de conservação de produtos perecíveis”, realizadas em Espanha. Uma das Instituições presentes, o Centro Tecnológico AINIA, através do seu Chefe de Departamento de Tecnologias de Embalamento, Carlos Enguix, ressalvou a importante contribuição das tecnologias de embalamento com vista à redução de grande parte do desperdício de alimentos. Particularmente, abordou os seguintes pontos: materiais de contenção e as atmosferas de embalagem para melhorar a conservação de alimentos; sistemas ativos para alargar a vida útil do produto e reduzir o desperdício de alimentos; embalagens inteligentes que indicam frescura ou estado de conservação do produto.

Estes novos materiais que se estão a desenvolver têm como objetivo não só aumentar a vida útil dos alimentos uma vez postos no mercado, mas procuram também uma melhoria na preparação rápida de alimentos, assim como melhorar o transporte e a logística dos alimentos e assim reduzir as perdas neste ponto da cadeia de distribuição alimentar. As ultimas inovações conduzem ao uso de micro e nanopartículas para melhorar a embalagem, conferindo-lhes propriedades de resistência, contenção, antimicrobiológicas, etc.

Estes são temas que contribuem para reduzir as perdas e o desperdício de alimentos ao longo de toda a cadeia alimentar e que a indústria de packaging destinada à alimentação está a debruçar-se.

Fonte: Tecoalimentar 

Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *