Valor com exportações de carnes cai 21% em maio

Valor com exportações de carnes cai 21% em maio

Apesar de desaceleração em maio, avicultura acumula alta de 33% em valor e 24% em volume no ano. (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

Desempenho é resultado da queda nos preços do boi, frango e suíno e de freio na demanda dos importadores

Os compradores estrangeiros de carnes continuam reduzindo seu apetite pelos produtos brasileiros. Balanço divulgado nesta segunda-feira (01/06) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostra que o faturamento com vendas da carne de porco, boi e frango caiu 21% em valor no mês de maio em relação a abril. A maior retração é observada no comércio de aves, que caiu 28,7%.

A forte queda na receita reflete a redução nos preços médios dos produtos e de volumes também inferiores em relação a abril. Ao todo, foram embarcadas 417 mil toneladas do complexo carnes, ante 450,2 mil toneladas no mês anterior (-7%). A desvalorização média das carnes brasileiras foi de 15% no mês.

Apesar do maio vermelho, no acumulado do ano o Brasil tem desempenho positivo em relação a 2014. Nos cinco meses de 2015, as vendas externas de carnes acumulam alta de 7,20%. De acordo com a Secex, o país despachou para outros países 2,12 milhões de toneladas de proteína animal, contra 1,97 milhão de toneladas embarcadas em igual período do ano passado. As exportações de aves é que dão sustentação ao comércio internacional de carnes. Segundo a Secex, o segmento registrou aumento de 24,9% em volume, para 500 mil toneladas, ante 400 mil toneladas em relação a 2014.

Em seguida, aparecem as vendas de suínos, que tiveram aumento de 5,8% em volume, para 161 mil toneladas. Também em crescimento, as exportações de carne bovina tiveram desempenho mais modesto se comparado às demais. O país enviou aos importadores 1,45 mil toneladas do produto, 2,4% mais que as 1,42 mil toneladas vendidas nos cinco meses do ano passado.

Maior exportador de carnes do mundo, o Brasil já faturou US$ 7,4 bilhões com as vendas dos produtos em 2015 – US$ 1 bilhão a mais que em 2014.

Fonte: Revista Globo Rural | www.revistagloborural.globo.com
Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br

A Soluções Transportes está presente no mercado há 11 anos. O objetivo da Soluções Transportes é atender de forma satisfatória, os fornecedores de produtos alimentícios que são destinados à Merenda Escolar. Nosso trabalho consiste em distribuir estes produtos em todas as escolas no prazo estipulado em contrato. Atuamos com frota própria de veículos, o que garante rapidez, qualidade e eficiência na distribuição dos Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *